sexta-feira, 16 de outubro de 2009

O mundo é dos falsos

Não, eu não sou nenhum radical e a constatação não é animadora. Apesar disso tudo, é a mais pura realidade. Se eu podesse te dar um conselho, eu diria: use filtro solar aprenda a ser falso. Hipócrisias a parte, hoje em dia, para se dar bem, seja no trabalho ou mesmo numa mesa de bar, tem que (saber) fazer tipo. (Leia-se: fazer bem feito!). Parece assustador? Ficou preocupado? Não fique! A maioria das pessoas faz isso tão bem e com tanta frequência que já é automático. Você mesmo, já fez tipo inúmeras vezes durante sua vida sem perceber (ou percebendo mesmo). Eu também já fiz, claro! (Embora não tão bem como eu gostaria. Admito que esse não é um dos meus dons, infelizmente)

Charles Chaplin estava certo quando disse que "a vida é uma peça de teatro". E nele estão todos atuando. Fazendo uma analogia com as novelas, quase todas as seleções que você passa durante sua estada nesse palco, nada mais são que testes de elenco.

Vou dar alguns exemplos. O primeiro deles: a entrevista de emprego. Começa pelas recomendações: "Seja isso!", "Se porte de tal jeito", "Nunca diga tal coisa", "Se vista assim"... Mais ou menos como: faça o tipo que a empresa espera do empregado ideal. Ou seja, não seja você mesmo! É claro que o curriculo conta, mas no final quem souber atuar melhor, leva. Sem falar nas dinâmicas de grupo: um verdadeiro Circo! Quer ver um monte de gente sendo quem não é? Vá a uma dinâmica de grupo! É um show de tipos! Quem é calado vira extrovertido, quem não sabe trabalhar em grupo vira prestativo, e quem odeia cigarro sempre admirou a Souza Cruz.

E quando o entrevistador pergunta: qual seu maior defeito? 90% das pessoas respondem "Eu sou perfeccionista" ou outro pseudo-defeito qualquer. Tem coisa mais ridicula?!

Me desculpe Cazuza, mas mentiras sinceras nunca me interessaram. Na minha ingenuidade nunca me senti a vontade para jogar esse jogo, achando que num dia mágico, eu ia chegar numa entrevista e falar só verdades e ser contratado por isso. Ou mesmo que seria agradável aos olhos de todos sendo exatamente do jeito que sou. Piada né? É. Mas infelizmente demorei a cair na real. E a real é que o mundo é dos falsos.

E os exemplos são tantos, que eu poderia escrever um livro só deles! Já viu vendedor super sincero? A gordinha tá la provando a roupa e pergunta à vendedora: - Tô feia? E A vendedora responde: "Sinceridade? Tá parecendo uma jaca! Sua banha tá sufocada na cintura e o cós tá estrangulando sua genitália. A propósito, essa loja não veste bem o seu tamanho, mas aqui nesse andar tem uma grife que pode servir: a Mega Molde.".

Você não tá bem? Tá com uns problemas em casa? Ninguém quer saber disso! Esteja sempre bem humorado ou vai ser taxado de enjoado ou de mal com a vida.

E em mesa de bar? Aquele cara super incoviente falando alto, coisas que você não tá nem ai... Você vai rir ou vai mandar o cara calar a boca que ele tá enchendo o saco? O boa praça vai rir e dizer que ele é "brother", mesmo que no dia seguinte esteja malhando o coitado e o chamando de desagradável para todo mundo.

É meu amigo, ou você joga o jogo, ou ta fora. Be fake or be dead.

Um comentário:

  1. Concordo em tudo John. Ainda mais nessas merdas de dinâmica de grupo em seleções de empresa. Tá na hora dos RH's da vida mudar de planos. Mas há falsidades que vem para o bem, segundo Jim Carrey, quando sua mulher estiver grávida, parecendo uma vaca de gorda, você não vai dizer pra ela isso vai?

    ResponderExcluir